Somos uma entidade sem fins lucrativos com o ojetivo de estudar e refletir a temática de Filosofia e Humanidades.
Friday, August 11, 2006
HISTÓRICO DO PENSARE
FILOSOFIA E O APELO DE EPICURO (341-270 ªC)
"Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem se canse de fazê-lo quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem demasiado maduro para se conquistar a saúde da alma"
PENSARE
OBJETIVOS:
PROMOVER ESTUDOS, PESQUISAS E DEBATES SOBRE FILOSOFIA, CULTURA E HUMANIDADE
PENSARE
Teve sua origem no GERF, Grupo Estudos e Reflexão sobre o Ensino de Filosofia, criado em 1993 por professores de Filosofia com o objetivo de debater a problemática do ensino de Filosofia nas escolas de ensino médio. Intercâmbio com outras entidades afins
HISTÓRICO
1993 – formação do grupo, solicitação de um espaço na SE
1993/1994 Reuniões semanais – Pesquisa s/ situação das escolas com Filosofia nos currículos, estudo dos programas, análise dos livros didáticos
16.08.1994 – Encontro Estadual de Professores de Filosofia na SE .
Set, out, nov 94 – Encontros Regionais com Des da grande Porto e Alegre e Des de Pelotas e Rio Grande.
1995 – Não integra mais a equipe da SE
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
Mesa Redonda sobre o Ensino de Filosofia na UFSM
Seminários internacional em Artigas –Uruguai
52ª, 53ª,54ª Reunião da SBPC: Brasília, Salvador, Goiânia.
A Partir de 2000 integra-se ao PENSARE em parceria com CEFA
ENSINO DE FILOSOFIA
Mesmo sendo um dos mais antigos campos do saber humano,transita nas escolas sem a desenvoltura das demais disciplinas do currículo.
O PAPEL DA FILOSOFIA NAS ESCOLAS
LACUNAS E PERMANÊNCIAS NA LEGISLAÇÃO
BRASILEIRA, OSCILANDO ENTRE UMA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA E, NA MAIORIA DAS VEZES OPTATIVA.
ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS
GLORIFICAÇÃO E RETÓRICA NOS DISCURSOS OFICIAS
COMPONENTE INDISPENSÁVEL PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
FILOSOFIA NAS ESCOLAS
ESCOLA PÚBLICA
Investimentos precários
Equivocidade das políticas educacionais
Distante da realidade dos alunos
Alunos massificados por valores consumistas
FILOSOFIA NA ESCOLA
PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA
DESÂNIMO DIANTE DA CARREIRA
SALÁRIOS DEFASADOS
RAPIDEZ DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
FILOSOFIA NAS ESCOLAS
O lugar da Filosofia nas escolas.
A explicitação do seu papel
Referenciais Teóricos
Metodologia
Encontro dialógico com o pensamento universal
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment